sexta-feira, 18 de junho de 2010

PLANO INCLINADO

Vejo com regularidade este programa transmitido pela SIC Notícias aos Sábados às 22 horas.

Admiro o programa, os oradores permanentes e as personalidades convidadas para discutirem os diversos problemas com que o nosso país se defronta, que não são de agora, mas que, por inoperância do poder político, se têm acumulado ao longo de décadas, em particular da última.

Admiro acima de tudo, a frontalidade com que os problemas são denunciados, são discutidos, são dissecados, sem receio do «politicamente correcto».

Aliás o «politicamente correcto» foi mais um chavão, a juntar a tantos outros, que os donos do poder inventaram para nos tentarem condicionar a voz, o pensamento, a liberdade de expressão.

Bem hajam os protagonistas do programa, pela sua coragem!
Gostei, em particular do último programa, transmitido no dia 12 de Junho, em que esteve presente, pela segunda vez o Prof. Errnâni Lopes, como convidado.

Apreciei, em particular a sua matriz de dupla entrada, para explicar as causas da situação de extrema gravidade em que nos encontramos e do nosso sub-desenvolvimento crónico.
Dessa matriz, destaco apenas o essencial dessas causas identificadas por Ernâni Lopes.

Na perspectiva deste Economista, que já foi Ministro das Finanças do governo de Mário Soares, o essencial das causas reside no facto de o poder político gerir o sistema económico e social de forma superficial, num horizonte temporal de curto prazo, num espaço restrito ao território de Portugal e da União Europeia e num quadro cultural (valores, atitudes e comportamentos) do povo português, muito deficiente.

Quando o orador se refere a um quadro cultural do povo português muito deficiente, queria significar as deficiências de educação, logo ao nível da família e da escola, em que predomina a moleza, o laxismo, a desonestidade, a chico-espertice, a aldrabice e o desenrascanso, como valores transmitidos aos jovens e que depois os seguem na vida profissional e social.

O orador vai mais longe e chega a afirmar que este deficiente quadro cultural, caracteristico do povo português, é a principal causa da situação de sub-desenvolvimento em que nos encontramos e de quase falência do país.

É este quadro cultural que predomina nas élites que gerem os destinos do país, a todos os níveis, como foi referido no programa.

De facto, é neste deficiente quadro cultural, combinado com os outros dois elementos da matriz de Ernâni Lopes ( a análise superficial das questões, num horizonte temporal de curto prazo e num espaço económico limitado), que residem as causas da situação em que nos encontramos.

Mas, foi sempre assim, se nos reportarmos à história. Só no período do Estado Novo, em ditadura, o país conheceu algum surto de desenvolvimento apreciável, por muito que isso possa contrariar opiniões «politicamente correctas».

Se nos lembrarmos, já o Marquês de Pombal se queixava do mesmo, deste deficiente quadro cultural.

Ernâni Lopes tem razão!
Enquanto predominar este quadro cultural deficiente, o país não vai longe. Enquanto os carreiristas da chico-espertice continuarem a chegar ao topo das hierarquias das organizações e do poder político, Portugal não vai longe.

Enquanto ficarem para trás preteridos, excluídos, os inteligentes, os competentes, os que detêm qualificações e os honestos, simplesmente porque por princípio ou porque não têm jeito para serem chicos-espertos, Portugal há-de ser sempre um país subdesenvolvido!

Já ouvi dizer a alguém que o mundo é dos espertos! Infelizmente á verdade!
E a realidade dura e crua aí está:
- São espertos mas não são inteligentes, são espertos porque têm jeito para a «ratice» para a aldrabice, mas não são competentes.
O país está como está, porque está comandado por espertos.


Voltando ao programa e ao tema, embora concorde com o essencial destas posições , há sempre coisas de que nunca se fala, pois os participantes foram parte activa no processo, pois ambos foram Ministros das Finanças em governos do Partido que está no poder.

Essas coisas de que nunca se fala, são as questões de fundo, as causas últimas de tudo isto.

Obviamente refiro-me à questão do regime, ao paradigma constitucional herdado de uma revolução socialista e o consequente modelo económico dela resultante e às limitações de uma democracia dita representativa, mas que tem pouco de representativo e por isso propensa a ser manipulada.

Já abordei este assunto em artigos anteriores. Não me vou repetir.
Apenas direi que, e pegando nas palavras de Ernâni Lopes, se o paradigma constitucional, o modelo económico dele derivado, o modelo de democracia representativa que temos e o quadro cultural deficiente de grande parte do povo português, não foram alterados, Portugal nunca irá longe.

Portugal foi e continuará a ser um país condenado ao insucesso, à estagnação económica e social e ao sub-desenvolvimento.

Continuará em PLANO INCLINADO
.

Sem comentários:

Enviar um comentário